Conceito da Brinquedoteca   

Brinquedoteca, aprender brincandoEm Los Angeles no ano de 1934, durante a crise que ainda assolava os norte-americanos, percebeu-se que crianças estavam furtando brinquedos de lojas, pois não tinham com o que brincar. Para solucionar o problema foi criado o Los Angeles Toy Loam, um serviço que, com recurso comunitário, emprestava brinquedos as crianças da mesma maneira que uma biblioteca.

O conceito da brinquedoteca se espalhou pelo mundo todo, e chegou ao Brasil na década de 80





O objetivo da brinquedoteca é valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas para assim, estimular o desenvolvimento de aspectos afetivos, sociais, cognitivos e psicomotor das crianças.

Também proporcionando a elas a oportunidade de experimentar os jogos antes de comprá-los e ensinado que é possível compartilhar o brinquedo. Atendendo de crianças até adultos, o espaço diminui a distancia entre gerações, gerando laços afetivos com familiares e amigos.



Projeto Piloto Brinquedoteca




O Projeto Interdisciplinar (PI), é uma pratica pedagógica que ocorre a cada semestre na Faculdade Centro Paulistano - Interlagos, como um processo de articulação entre a teoria e a prática, visando a integração entre docentes e discentes e as disciplinas trabalhadas no período letivo.

A ideia surgiu a partir da percepção dos docentes em trabalhar um tema que pudesse ser ao mesmo tempo lúdico, pudesse motivar os alunos e envolvesse o discente.

O objetivo da Brinquedoteca é promover um espaço de jogos e brincadeiras para as crianças do bairro, filhos de alunos e funcionários e um local de prática e formação docente dentro da graduação de Pedagogia, com envolvimento dos alunos e como campo de experiências aos futuros professores, garantindo uma formação de qualidade.
A princípio foi construído o referencial teórico por todos e a partir daí a importância e a organização dos espaços. A cada semana uma sala transformava seu espaço e construía suas particularidades sempre tendo como meta o processo de ensinagem envolvido nos jogos e brincadeiras e no desenvolvimento cognitivo das crianças, dentro das características de uma Brinquedoteca. Os espaços construídos foram Mercadinho, Cozinha, Teatro de fantoches com o tema de Monteiro Lobato, Jogos educativos, Cantinho das artes e Cantinho da leitura.

Iniciamos o projeto piloto no dia 16 Setembro  de 2019, em três alunas com a supervisão de uma professora Iomar Zaia. Está aberto todos  as segundas-feiras das 13:30, às 17:30, com término  previsto para dezembro 2019.O projeto piloto é um treinamento para o funcionamento da brinquedoteca , que será aberto para comunidade em 2020.No primeiro dia tivemos a presença de 3 crianças com idades diferentes, realizamos atividades de contação de história, por meio de teatro utilizando bonecos introduzindo as crianças. A experiência foi incrível, percebemos pelo olhar das crianças que elas adoraram.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog