Educação Infantil
Entenda o conceito de Psicomotricidade
Já perceberam como
a relação que temos com nosso corpo pode ser muito mais aprofundada? A ciência
comprova isso. Afinal, para atestar como o sistema nervoso influencia na
construção de uma consciência acerca dos movimentos e de outras habilidades nas
pessoas, os estudos são as provas necessárias que confirmam o quão complexo e
interessante é o corpo humano.
A psicomotricidade
é parte integrante nesse mecanismo, mas vocês sabem conceituá-la?
O
que é Psicomotricidade?
Como tratado anteriormente em nossos artigos, a
psicomotricidade pode ser considerada uma ciência que visa ao estabelecimento
da conexão entre três categorias determinantes na vida de todos nós, são elas: emocional, físico e cognitivo. Vale
relembrar que a busca por esse equilíbrio torna possível
o aprendizado pedagógico, além
do aprimoramento de diversas situações internas e externas ao indivíduo.
A origem do
significado de Psicomotricidade
A etimologia de Psimocotricidade é a seguinte: o prefixo grego psico (psyché
= alma, espírito) foi atribuído ao estudo da mente humana ao se juntar ao
sufixo logo no decorrer da história. A palavra motriz, por sua vez, está
relacionada a movimento.
Psi: pode-se dizer que esse pedaço refere-se ao aspecto emocional da
pessoa; está ligado ao sentimento da criança.
Co: a sílaba de agora faz referência à cognição, ao processamento das
informações recebidas por todos nós.
Motriz: a ideia de movimento e força está nessa parcela, representando um
dos itens mais importantes para o desenvolvimento do pequeno.
Idade: etapa de vida de todos nós.
Os
objetivos principais da psicomotricidade?
Esta área
traz consigo alguns eixos que compõem as finalidades primordiais a serem
observadas. Sendo assim, podemos dizer o objetivo número um da psicomotricidade
é estudar sobre o que já é sabido pelos profissionais com o intuito de
aprimorar suas práticas; e reunir novos conhecimentos a respeito das teorias e
das realizações de atividades voltadas para o paciente analisado. Além disso,
vale ressaltar que esses levantamentos são feitos sob base cientifica e visam
ao melhoramento de fundamentos estabelecidos por pesquisadores. O segundo objetivo é a observação. Isso mesmo. Quando um
especialista promove essa análise, ele a faz para conhecer mais o paciente e o
que é apresentado. Importante lembrar que cada passo é analisado pelos
profissionais a fim que seja construído um esquema de atividades voltadas para
a demanda trazida pela criança. No campo da Educação, esse processo de
observação é conhecido como caracterização do aluno, pois os pedagogos promovem
o reconhecimento de sua
de suas principais características.
O terceiro objetivo da
psicomotricidade é a intervenção. Esta etapa consiste em promover estímulos por
meio de atividades que busquem o desenvolvimento psicomotor da criança através
da transformação positiva. Importante ressaltar que essa melhora funcional do
aluno deve ocorrer tanto no ambiente escolar quanto doméstico, sempre
acompanhado por um profissional.
Outros
objetivos da psicomotricidade
·
Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos
movimentos e da resposta corporal;
·
Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de
impulsionar a ação criativa e da emoção;
·
Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
·
Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da
criança; coordenação motora fina e grossa;
·
Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
·
Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
·
Induzir a confiança em si mesma (na criança);
·
Trabalhar a comunicação para a interação social;
·
Algumas atividades que desenvolvem a psicomotricidade
·
Rolar, engatinhar, andar com um pé só, andar para os dois lados, pular,
fazer cambalhota, brincadeiras com os dedos, entre outras.
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